Return to site

Zona Leste de São Paulo

Conhecida popularmente apenas como "ZL", a Zona Leste de São Paulo teve como seus primeiros moradores, os povos vindos da colonização portuguesa. Por muito tempo ao longo do século 19, manteve um alto índice de desenvolvimento e ocupação, principalmente com a chegada dos imigrantes japoneses, italianos, sírios e espanhóis, o que acabou diversificando muito a cultura local.

Uma das áreas mais tradicionais da cidade, a região leste SP possui atualmente cerca de cinco milhões de habitantes, sendo inclusive maior que grande parte das capitais brasileiras. Em termos de espaço territorial, ao todo tem quatrocentos quilômetros quadrados.

Por ser uma região extremamente grande, a zona leste SP é administrativamente divida em três regiões, sendo elas, zona leste 1, zona leste 2 e zona sudeste, o que totaliza 32 bairros.

Nos últimos anos, a Zona Leste de São Paulo vem recebendo muita atenção das construtoras de todo o país. Afinal, a região leste de SP é rodeada de inúmeros centros comerciais, principalmente pela quantidade expressiva de shoppings centers. Entre eles, estão os shoppings Arincanduva, Tatuapé, Boulevard, Anália Franco, Mooca, Penha, Central Plaza e Itaquera.

Além disso, possui 32 parques de responsabilidade da prefeitura, sendo o maior deles o Parque do Carmo. No entanto, o parque Estadual do Belém, bem como, o CERET são ótimas opções de lazer para quem busca passeios recreativos em família e para a prática de exercícios físicos.

Outro ponto curioso da zona leste SP é para quem busca pela cultura local. Afinal, o território paulista conta com um dos maiores ícones cultural da cidade, sendo o estádio do Corinthians em Itaquera, Museu da Imigração, além de dois Serviço Social do Comércio (SESC) Itaquera e Belenzinho, que oferecem muitas atrações culturais e shows.

Enfim, para quem busca pela comodidade, valoriza a cultura e o lazer, a Zona Leste de São Paulo é o lugar ideal para viver. Inclusive, para quem gosta de curtir a vida noturna em barzinhos próximo a residência nos tradicionais bairros da região.